Submissão de Trabalhos
Normas de Submissão e Avaliação de Trabalhos
NORMAS GERAIS
- A submissão tem de ser efectuada no formulário do site do congresso e terá de ser enviada até ao dia 31 de outubro de 2025. Uma eventual prorrogação deste prazo ficará ao critério da Comissão Organizadora.
- O primeiro autor do trabalho ou apresentador terão de estar obrigatoriamente inscritos no congresso.
- Os autores deverão escolher uma das seguintes tipologias de apresentação:
- Comunicação Oral
- Póster
- Imagem Clínica
NORMAS ESPECÍFICAS
Comunicações Orais e Posters
- Os trabalhos são submetidos em português ou em inglês, na forma de abstract.
- Os abstracts devem estar estruturados da seguinte forma: Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusão.
- Os abstracts não podem exceder os 4000 carateres, no total.
- No corpo do texto não poderá haver referência a autores, afiliações ou outros elementos que identifiquem a sua proveniência.
- Imagens e gráficos não são permitidos no resumo.
- Siglas muito comuns poderão usar-se sem explicitação (por exemplo, AIT, AVC, etc.).
- O título será claro e informativo, representativo do conteúdo do trabalho e captando a atenção do leitor. Não terá iniciais ou siglas, nem excederá vinte palavras.
- O endereço eletrónico do primeiro autor deverá ser estável. Poderá ser publicado.
Só serão considerados trabalhos em que constem resultados finais, seja na apresentação e na análise de dados de estudos observacionais e/ou experimentais, quer seja na descrição completa dos casos clínicos. Trabalhos preliminares sem resultados serão excluídos.
Imagens Clínicas
- A submissão de Imagens Clínicas será efetuada por e-mail para secretaria@spmfr.org com o assunto “Imagem Clínica: Congresso SPMFR – TÍTULO – NOME AUTOR.
- Cada participante poderá concorrer com três slides de .ppt horizontais, reunidos num único ficheiro .ppt.
- Cada slide deverá ter apenas uma imagem horizontal ou vertical e, no máximo, um título.
- Apenas um dos slides poderá ter um comentário breve, num máximo de 250 caracteres ou 50 palavras.
- As imagens podem ser de casos clínicos diferentes.
- Os slides não deverão ter o nome do autor.
- Os autores serão contactados com indicações sobre aceitação/rejeição e apresentação do seu trabalho.
- Os primeiros autores deverão obrigatoriamente estar inscritos no congresso e serem sócios da SPMFR com a sua situação regularizada.
Autores
O primeiro autor deverá incluir o seu nome próprio e apelido ou apelidos clínicos, bem como dos colegas, sem iniciais ou títulos académicos.
Deverá indicar quais os autores responsáveis por:
- concepção e desenho do trabalho, aquisição de dados, análise e interpretação de dados, sempre que adequado ao tipo de trabalho.
- redacção ou revisão crítica de uma parte importante do seu conteúdo intelectual
- responsabilidade pela aprovação da versão final
O primeiro autor dos trabalhos deverá ser Médico, Especialista em Medicina Física e de Reabilitação ou um Interno da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (inscrito na SPMFR e com quotas em dia) ou outra especialidade. O trabalho poderá incluir autores nacionais e estrangeiros, de várias especialidades médicas, e outros profissionais de saúde. Os autores deverão declarar a inexistência de conflitos de interesse. Se o apresentador do trabalho não for o primeiro autor, deverá estar, de igual modo, obrigatoriamente inscrito no congresso e ser sócio da SPMFR com quotas em dia.
AVALIAÇÃO
Os abstracts e imagens serão recebidos pela Comissão Científica, que organizará a sua distribuição pelos restantes elementos da Comissão Científica e, se necessário, pelos elementos dos Júris dos Prémios, Comissão Organizadora e Órgãos Sociais da SPMFR.
A Comissão Científica receberá os trabalhos sem referência a autores, afiliações ou outros elementos que identifiquem a sua autoria ou proveniência, sob pena de não aceitação dos mesmos.
Os trabalhos serão avaliados numa classificação final de 0-10 valores, que resultará da soma aritmética das classificações parcelares obtidas nos seguintes parâmetros:
- Originalidade/grau de inovação/relevância para a especialidade: (0-2 valores)
- Contextualização do problema ou assunto (0-2 valores)
- Qualidade do desenho / metodologia (0-2 valores)
- Análise dos dados / resultados (0-2 valores)
- Discussão e conclusões (0-2 valores)
A Direção da SPMFR procederá à última revisão das classificações com o Presidente da Comissão Científica do Congresso, e tomará decisões em caso de necessidade de desempate de trabalhos com a mesma classificação, ou quando existam discrepâncias significativas entre as classificações dos diferentes elementos que avaliam os trabalhos.
De acordo com a classificação final da Comissão Científica, o autor pode ser aceite na categoria/forma de apresentação a que se propôs ou ser-lhe atribuída outra forma/categoria de apresentação diferente.
Conflitos de Interesse
Os elementos da Comissão Científica e da Direção da SPMFR não podem avaliar trabalhos em que constem como autores, sendo contabilizadas as avaliações dos outros membros da Comissão Científica e da Direção da SPMFR, e realizada uma média ponderada para o trabalho em causa.
APRESENTAÇÃO
Os trabalhos serão distribuídos no Congresso de acordo com a sua tipologia, da seguinte forma:
Comunicações Orais
Incluídos em sessões próprias.
A sessão de Comunicações Orais candidatas ao prémio é moderada pelo respetivo Júri.
Duração da apresentação: 7 minutos.
Discussão: 3 minutos.
Posters
Só serão obrigatoriamente apresentados os posters candidatos ao prémio, e serão Incluídos em sessões próprias através de E-poster, moderadas pelo respetivo Júri.
Duração da apresentação: 3 minutos.
Discussão: 2 minutos.
Imagens Clínicas
Incluídos em sessão própria, moderada pelo respetivo Júri.
Duração da apresentação: 3 minutos.
Discussão: 2 minutos.
Um autor admitido e confirmado para apresentação de trabalho científico no Congresso da SPMFR, e que não o apresente, não receberá comprovativo da sua apresentação.
PRÉMIOS
Após aceitação do abstract para apresentação do trabalho completo no Congresso, os autores que assim o desejem podem concorrer aos prémios SPMFR para Melhor Comunicação Oral e Melhor Poster. Para tal é obrigatório o envio de proceedings segundo a data estipulada futiramente no website.
Não é necessário o envio de proceedings para o prémio de Melhor Imagem Clínica, sendo que todas as submissões aceites pela Comissão Científica serão consideradas para o prémio.
Envio de proceedings
- O proceeding pode ser apresentado em português ou em inglês.
- Os proceedings de estudos originais, revisões, casos clínicos ou outros deverão ser redigidos com um texto de até 1500 palavras (em Times New Roman, tamanho 12, 1,5 de espaçamento)
- Poderão ter até 2 imagens associadas e 20 referências bibliográficas.
- Os proceedings deverão conter palavras-chave em português e em inglês (Keywords) num máximo de 5 palavras-chave, utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html, que deve seguir-se ao resumo.
- O ficheiro final deverá ser em formato PDF.
- Exige-se a citação das instituições diretamente envolvidas no trabalho.
Avaliação para atribuição do premio
A lista de Júris será indicada no website do congresso.
Os diferentes Júris avaliarão todos os trabalhos com proceedings recebidos segundo os seguintes critérios:
- Originalidade/grau de inovação/relevância para a especialidade: (0-2 valores)
- Contextualização do problema ou assunto: (0-1.5 valores)
- Qualidade do desenho / metodologia: (0-1.5 valores)
- Análise dos dados / resultados: (0-1.5 valores)
- Discussão e conclusões: (0-1.5 valores)
- Apresentação do trabalho: (0-2 valores)
Prémio
Serão atribuídos:
- Prémio Melhor Comunicação Oral
- Prémio Melhor Póster
- Prémio Melhor Imagem Clínica
Pode não haver lugar a atribuição do prémio.
Poderão ser atribuídas até duas menções honrosas.
Os Júris comunicam a sua decisão até às 14H00 do segundo dia do Congresso.
O Prémio de cada uma das modalidades será a inscrição no próximo Congresso da SPMFR.