Submissão de Trabalhos

Regras e Critérios de Submissão e Avaliação de Trabalhos


Submissão de Abstracts

A submissão tem de ser efectuada no formulário do site do congresso e terá de ser enviada até ao dia 30 de Dezembro de 2024

  • Uma  eventual prorrogação deste prazo ficará ao critério da Comissão Organizadora
  • O primeiro autor do trabalho ou apresentador terão de estar obrigatoriamente inscritos no congresso
  • Os autores deverão escolher uma das categorias para submissão: Tema livre (comunicação livre) ou póster (cartaz)
  • Os abstracts recebidos serão avaliados pela Comissão Científica.

 
Os trabalhos são submetidos em português ou em inglês, na forma de abstract.

Os elementos da Comissão Científica receberão os trabalhos sem referência a autores, afiliações ou outros elementos que identifiquem a sua autoria ou proveniência, sob pena de não aceitação dos mesmos.

 

Normas gerais de submissão

  • Os temas livres e pósteres devem ser estruturados da seguinte forma: Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusão.
  • Os abstracts não podem exceder os 4000 carateres, no total.
  • No corpo do texto não poderá haver referência a autores, afiliações ou outros elementos que identifiquem a sua proveniência.
  • Imagens e gráficos não são permitidos no resumo.
  • Siglas muito comuns poderão usar-se sem explicitação (por exemplo, AIT, AVC, etc.).
  • O título será claro e informativo, representativo do conteúdo do trabalho e captando a atenção do leitor. Não terá iniciais ou siglas, nem excederá vinte palavras.
  • O endereço electrónico do primeiro autor deverá ser estável. Poderá ser publicado.

Só serão considerados trabalhos em que constem resultados finais, seja na apresentação e na análise de dados de estudos observacionais e/ou experimentais, quer seja na descrição completa dos casos clínicos. Trabalhos preliminares sem resultados serão excluídos.

 

Autores

O primeiro autor deverá incluir o seu nome próprio e apelido ou apelidos clínicos, bem como dos colegas, sem iniciais ou títulos académicos.

Deverá indicar quais os autores responsáveis por:

  • concepção e desenho do trabalho, aquisição de dados, análise e interpretação de dados, sempre que adequado ao tipo de trabalho.
  • redacção ou revisão crítica de uma parte importante do seu conteúdo intelectual
  • responsabilidade pela aprovação da versão final

O primeiro autor dos trabalhos deverá ser Médico, Especialista em Medicina Física e de Reabilitação ou um Interno da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (inscrito na SPMFR e com quotas em dia) ou outra especialidade. O trabalho poderá incluir autores nacionais e estrangeiros, de várias especialidades médicas, e outros profissionais de saúde. Os autores deverão declarar a inexistência de conflitos de interesse. Se o apresentador do trabalho não for o primeiro autor, deverá estar, de igual modo, obrigatoriamente inscrito no congresso e ser sócio da SPMFR com quotas em dia.

 

Parâmetros de avaliação de abstracts

Os trabalhos serão avaliados numa classificação final de 0-10 valores, que resultará da soma aritmética das classificações parcelares obtidas nos seguintes parâmetros:

 

  • Originalidade/grau de inovação/relevância para a especialidade: (0-2 valores)
  • Contextualização do problema ou assunto (0-2 valores)
  • Qualidade do desenho / metodologia (0-2 valores)
  • Análise dos dados / resultados (0-2 valores)
  • Discussão e conclusões (0-2 valores)

A Direção da SPMFR procederá à última revisão das classificações com o Presidente da Comissão Científica do Congresso, e tomará decisões em caso de necessidade de desempate de trabalhos com a mesma classificação, ou quando existam discrepâncias significativas entre as classificações dos diferentes membros da Comissão Científica.

 

Distribuição de trabalhos no Congresso

De acordo com a classificação final da Comissão Científica, o autor pode ser aceite na categoria/forma de apresentação a que se propôs ou ser-lhe atribuída outra forma/categoria de apresentação diferente.

Os trabalhos serão distribuidos no Congresso de acordo com a sua avaliação final e adequação do tema, da seguinte forma:

  • Temas livres – incluídos em mesas redondas ou em sessão própria
  • Pósteres - incluídos em mesas redondas ou em sessão própria E-poster
  • Imagens Clínicas - Incluídos na sessão de Imagens Clínicas

Um autor admitido e confirmado para apresentação de trabalho científico no Congresso da SPMFR, e que não o apresente, não receberá comprovativo da sua apresentação.

 

Imagens Clínicas

A submissão de Imagens clínicas será efetuada por e-mail para secretaria@spmfr.org com o assunto “Imagem Clínica: Congresso SPMFR – TÍTULO – NOME AUTOR” até 10 de Dezembro

  • Cada participante poderá concorrer com três slides de .ppt horizontais, reunidos num único ficheiro.
  • Cada slide deverá ter apenas uma imagem horizontal ou vertical e, no máximo, um título.
  • Apenas um dos slides poderá ter um comentário breve, num máximo de 250 caracteres ou 50 palavras.
  • As imagens podem ser de casos clínicos diferentes
  • Os slides não deverão ter o nome do autor
  • Os autores serão contactados com indicações sobre aceitação e apresentação do seu trabalho
  • Os primeiros autores deverão obrigatoriamente estar inscritos no congresso e serem sócios da SPMFR com a sua situação regularizada.

 

Prémios SPMFR

Após aceitação do abstract para apresentação do trabalho completo no Congresso, os autores que assim o desejem podem concorrer aos prémios SPMFR para melhor Tema Livre e Melhor Poster. Para tal é obrigatório o envio de proceedings segundo a data estipulada no website. Não é necessário o envio de proceedings para o prémio de melhor Imagem Clínica, sendo que todas as submissões serão consideradas.

 

Envio de proceedings

O proceeding pode ser apresentado em português ou em inglês.

  • Os proceedings de estudos originais, revisões, casos clínicos ou outros deverão ser redigidos com um texto de até 1500 palavras (em Times New Roman, tamanho 12, 1,5 de espaçamento)
  • Poderão ter até 2 imagens associadas e 20 referências bibliográficas.
  • Os proceedings deverão conter palavras-chave em português e em inglês (Keywords) num máximo de 5 palavras-chave, utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html, que deve seguir-se ao resumo.
  • O ficheiro final deverá ser em formato PDF.
  • Exige-se a citação das instituições directamente envolvidas no trabalho.

Os Júris avaliarão todos os trabalhos com proceedings recebidos e atribuirão um primeiro prémio a cada uma das modalidades a concurso. A lista de júris será indicada no website do congresso.

 

Atribuição de prémios:

Serão atribuídos:

1.º Prémio Tema Livre

1.º Prémio Póster

1.º Prémio Imagem Clínica

Poderão ser atribuídas menções honrosas.

O 1.º Prémio de cada uma das modalidades será a inscrição no próximo congresso da SPMFR.

 

Conflitos de Interesse

Os elementos da Comissão Científica e da Direção da SPMFR não podem avaliar trabalhos em que constem como autores, sendo contabilizadas as avaliações dos outros membros da Comissão Científica e da Direção da SPMFR, e realizada uma média ponderada para o trabalho em causa.

 

CNMFR 2025

XXV Congresso Nacional de Medicina Física e Reabilitação

Contactos

Para informações gerais sobre o evento, incluindo inscrições, entre em contato conosco:

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(+351) 21 415 6065

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